Chefe de Cozinha

Quem nunca pensou em largar tudo e mudar de profissão? Com a nova onde de reality shows culinários, ser chefe de cozinha se tornou o sonho de muita gente. Porém, ser chefe de cozinha é uma função que exige muito conhecimento e trabalho. Agora, conheça um pouco mais sobre essa fantástica profissão.

Cozinhar é uma arte! As pessoas que se dedicam a preparar deliciosos pratos são mais do que profissionais, são artistas!

A gastronomia tem conquistado espaços cada vez mais nobres na sociedade. Cada vez mais, interesse em conhecer as maravilhas do paladar tem se tornado mais comum e mais valorizado. E com isso, nasceu também desejo de um número cada vez maior de pessoas em seguir uma carreira promissora e cheia de desafios: a de chefe de cozinha.

Um chefe de cozinha deve saber que está fazendo, com que está lidando, onde quer chegar e para quem. Um bom profissional conhece um ingrediente de qualidade, sabe explorar dele máximo do que se objetiva e cria seu prato de acordo com quem vai apreciá-lo.

A espátula de silicone, por exemplo, permite maior aproveitamento de cada ingrediente descrito na receita, sendo tratada com destaque na organização da cozinha. E quem cozinha sabe que cada grama pode interferir no preparo da comida.
A vantagem do silicone é sua maleabilidade, característica que garante a limpeza total das assadeiras, tigelas e assemelhados. único ponto negativo é que esse instrumento termina com a diversão de quem quer raspar as sobras que ficam na panela.

Ao comentar a mudança de profissão, Lucas, nosso entrevistado, encara tudo como um processo natural. Como se o destino o tivesse guiado para sua paixão, sem que ele tivesse planejado completamente a guinada. “Quando resolvi me tornar um cozinheiro, eu não titubeei nem um segundo e as pessoas que estavam à minha volta sentiam essa energia em mim. Além disso, todos que me conheciam minimamente sabiam da minha paixão pela cozinha. Ninguém estranhou. Meu pai soltou um famoso ‘eu já sabia’. Foi tudo muito natural”, afirma.

Apesar de estarem intimamente ligados, existem sim importantes diferenças que destacam o cozinheiro e o chefe de cozinha. De maneira geral, todo profissional que cozinha pode ser considerado cozinheiro, no entanto, a função de chef abrange muito mais do que a preparação das receitas. Ou seja, chef é aquele que coordena toda uma equipe, pensa no menu, escolhe fornecedores, produtos, estabelece fluxo e a limpeza da cozinha , controla a saída dos pratos, enquanto cozinheiro é encarregado de executar as comidas.

Segundo Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes, para exercer a atividade, profissional precisa saber trabalhar em equipe e ter espírito de liderança. Um curso de qualificação na área pode custar até R$ 20 mil e em um ano e meio aluno aprende desde a escolha dos alimentos a gestão do restaurante.

chef-cozinha

O Brasil ocupa um lugar de destaque no cenário gastronômico mundial, o que naturalmente tem atraído muitas pessoas para a profissão e gerado um mercado altamente competitivo. Com isso, os melhores estabelecimentos têm dado preferência a pessoas com boa formação, experiência e habilidades gerenciais. Ou seja: para ser chef de cozinha já não basta apenas saber cozinhar.

Os chefes de cozinha que trabalham com pressão têm um bom desempenho. Se a expectativa das pessoas não for atendida, elas devolvem os pratos e fazem criticas negativas. Por fim, descubra cedo se você será capaz de suportar esse tipo de pressão no trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *